quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Licenciando nossa alma


http://1.bp.blogspot.com/_7H9r_7bo6nc/S4GF_69CYLI/AAAAAAAABe8/1BJiHEt8Nok/s400/mochila+pesada.jpg

Como alguns já sabem, eu trabalho em um supermercado e como é de costume nesta época chegaram os materiais escolares. Estava cadastrando os cadernos no sistema e reparando a capa destes, a temática utilizada pelos fabricantes para alavancar as vendas.

Percebo que até mesmo nessas pequenas coisas, o mundo prova cada vez mais sua natureza caída, a temática utilizada é sempre a mesma, para as meninas desenhos de garotas com mini saia, vestidas impecavelmente, tudo pra lembrar nossas filhas do mundo consumista e cheio de vaidade em que elas vivem. Fotos dos meninos da "moda", desta vez lembrando as nossas filhas de que o ser humano é idólatra e que não é problema você idolatrar um ator ou cantor.

Para os meninos, carros, esporte, mulheres bonitas, estimulando aquilo que o homem tem de melhor, seus "instintos", mas como para as meninas, o foco é o mesmo, vaidade, consumismo, emoções...

Sem falar na diferença de preços dos produtos licenciados, como Disney, times de futebol, cantores, atores. Por exemplo o mesmo caderno, mesmo fabricante e mesmo material, o licenciado custa R$ 20,00 e o sem licenciamento com desenho qualquer do próprio fabricante custa R$ 9,90. Quanto dinheiro jogado fora, no lixo.

Porque será que os fabricantes não estampam seus cadernos com fotos de crianças passando fome, vivendo em extrema pobreza, que é a realidade de uma grande parte da população mundial? Ou então foto de jovens viciados em drogas, ou presos, enfim tudo aquilo que o mundo tenta esconder dentro do seu próprio orgulho? Ah esqueci... porque não vai vender né!

Não, não vai vender, porque queremos esconder isso dos nossos filhos, o negócio é que eles sejam felizes, que vivam num mundo de fantasia e faz de conta.

É senhores pais e mães, o que faremos?

Eu tenho uma sugestão: Quando você for comprar os materiais escolares dos seus filhos, ao invés de comprar o produto da "moda", licenciado, compre o sem licenciamento que é muito mais barato e com o dinheiro que você economizou, compre mais materiais e doe para uma criança que não tem condições de comprar os seus materiais escolares.

Temos que ensinar nossos filhos que pouco importa a capa do caderno, a marca do estojo, não podemos deixar nem incentivar que aja um disputa de vaidades, pra ver quem tem os materiais da modinha, do personagem, da marca. Temos que incentivar a humildade não o orgulho.

No mais, cuide até mesmo isso, olhe bem qual a temática que estampa a capa do caderno do seu filhos, tudo nesse mundo tenta sugar os nossos corações e os coração de toda a nossa geração. Por isso que Jesus já nos disse:

Lucas 21:36 Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem.

Que Jesus nos ajude.

Fernando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário