segunda-feira, 17 de maio de 2010

Como educar a crianca? - 15


http://questaodeclasse.files.wordpress.com/2009/08/image57.jpg

Eduque-os com contínua oração por bênção em tudo o que você está fazendo. Olhe para seus filhos como fazia Jacó para com os dele; ele diz a Esaú, "os filhos que Deus graciosamente tem dado a teu servo" (Gn 33:5). Olhe para eles como José olhou para os seus, quando disse a seu pai, "Eles são meus filhos, que Deus me tem dado aqui" (Gn 48:9). Considere-os, com o salmista, como "herança do Senhor" (Sl 127:3). Repare como Manué fala ao anjo acerca de Sansão: "Qual será o modo de viver e serviço do menino?" (Jz 13:12) (N.T.: ou, numa tradução livre da versão inglesa, "Como devemos ordenar a criança, e como devemos proceder para com ela?"). Observe com que ternura Jó cuidava da alma de seus filhos, o qual "oferecia holocaustos segundo o número de todos eles", pois ele dizia, "porventura pecaram meus filhos, e blasfemaram de Deus no seu coração. Assim o fazia Jó continuamente" (Jó 1:5).

Pais, se vocês amam seus filhos, vão em frente e façam o mesmo. Nunca será demais trazer à memória o nome de seus filhos diante do propiciatório. Vocês podem mandar seus filhos para as melhores escolas, dar a eles Bíblias e encher suas cabeças com conhecimento; mas se durante todo esse tempo não houver uma educação constante no lar, quero dizer-lhes claramente, temo que no final as coisas serão difíceis para os seus filhos, no que se refere às suas almas.

Os cálices mais amargos que o homem já bebeu foram aqueles preparados pelos filhos. Filhos têm sido os causadores das mais tristes lágrimas que o homem já derramou. Adão podia falar a respeito disso; Davi também podia fazer o mesmo. Não há tristezas neste mundo como aquelas que filhos trouxeram a seus pais.
Oh! Tenha cuidado para que sua própria negligência não lhe traga miséria na sua velhice. "Derrama o teu coração como águas diante da face do Senhor: levanta a eles as tuas mãos, pela vida de teus filhinhos" (Lm 2:19). - J. C. Ryle


Nota do Editor: O texto aqui publicado é "The duties of parents", de autoria de J. C. Ryle, e foi editado, contemporizado e adaptado por H. E. Hayhoe. O original inglês pode ser encontrado aqui. O parágrafo abaixo foi acrescentado ao final do texto por H. E. Hayhoe como uma advertência para a nossa época. John Charles Ryle nasceu em 1816 e faleceu em 1900 na Inglaterra e foi bispo da Igreja Anglicana. Sua biografia pode ser encontrada aqui.

"Não poderíamos terminar sem uma palavra de advertência contra duas inovações dos anos recentes - o rádio e a televisão - os quais o diabo está usando para introduzir no lar o mundo com todas as suas influências degradantes. A televisão, com seus programas corruptos, é certamente a última obra-prima do diabo, e os pais cristãos devem se precaver contra ela". H. E. Hayhoe

[Via]

Nenhum comentário:

Postar um comentário